SPORT no Campeonato do Mundo de Séniores

Posted on 19:30 23/08/2009 by admin in Escalões, Séniores

WordRowingChampionshipsÚltima Actualização: 30 de Agosto.

Tal como já havia sido noticiado, inicia-se hoje o Campeonato do Mundo de Seniores, World Rowing Championships, em Poznan – Polónia.

Na comitiva portuguesa, composta por 10 atletas, estão integrados 4 remadores do SPORT: Pedro Fraga e Nuno Mendes, que competirão em 2x Masculino Peso ligeiro (2xLM) e ainda Antónia Germanova e Liuba Germanova, que competirão em 2- Feminino (W2-).

A lista completa dos atletas portugueses pode ser consultada no site da federação portuguesa de remo.

Siga aqui os resultados dos nossos atletas ou na página de resultados no site oficial da prova neste link.

O canal de televisão EuroSport transmitirá algumas provas. Veja aqui os horários das transmissões.

Diário da Prova

 
Dia 23 de Agosto

No dia de hoje, entraram em acção a dupla formada por Antónia Germanova (ainda no escalão de juniores) e Liuba Germanova numa prova disputada em 3 mangas. Infelizmente a prova não correu da melhor forma, tendo a dupla não conseguido melhor do que o 5º lugar da sua manga. Com este resultado, as nossas atletas terão ainda a oportunidade de competir nas repescagens, a decorrer no dia 25 às 10:48).

Dia 24 de Agosto

Pedro Fraga e Nuno Mendes iniciaram a sua participação integrados na 2ª de 4 mangas, tendo-se classificado no 4º lugar com o tempo de 7:25.81. A próxima prova destes atletas será de repescagens e decorrerá no dia 26 às 09:36.
 

Dia 25 de Agosto

Infelizmente as nossas atletas, que já tinham competido nos campeonatos do mundo de sub-23, não conseguiram melhor resultado do que o obtido no dia 23.
 

Dia 26 de Agosto

Nuno e Pedro qualificaram-se para a semi-final A ao conseguirem o primeiro lugar na sua manga nas repescagens, com um tempo de 6:26.55.

A prova está agendada para o dia 28 de Agosto às 13:21.
 

Dia 27 de Agosto

Hoje nenhum dos nossos atletas entrará em competições. No entanto, recebemos um comentário de Robert de Rooij, treinador da equipa Nuno Mendes/Pedro Fraga, e que aqui transcrevemos:

O Domingo passado foi o nosso primeiro dia no Campeonato do Mundo. Viemos com expectativas elevadas; os treinos correram muito bem, registámos alguns bons tempos, por isso existem condições para conseguir um bom resultado.
As taças do mundo (Banyoles e Luzern) já mostraram que as equipas do Canadá, Nova Zelândia e Itália são muito rápidas, assim como as da Grã-Bretanha, Dinamarca, Alemanha e França, que começam a evidenciar-se. Gostaria de referir que as provas em Luzern e Banyoles foram fundamentais na nossa preparação, graças ao apoio do Sport Club do Porto que tornou possível o início da nossa preparação nas competições da Taça do Mundo.

A prova na Segunda-Feira não correu muito bem, mas isso não significa o fim do jogo. A repescagem foi, por outro lado, perfeita. Nesta prova, todas as ‘peças do puzzle’ encaixaram. Foi uma boa prova, rápida e muito bem executada. Na verdade, foi tão fácil (“fácil”, no sentido da aplicação das coisas que treinámos, sem subestimar os nosso rivais) que tive a sensação que se fosse necessário dar a volta e fazer a prova novamente de seguida, seríamos capazes de o fazer.

Agora há que preparar a semi final de Sexta-Feira. Vai ser uma corrida muito difícil. Não quero fazer previsões, nem observar as outras equipas. Temos apenas que nos focar na nossa prova. Quando aplicarmos 100% da nossa técnica, veremos na linha de meta se isso é suficiente.

RdR

Veja ainda as últimas imagens e outras informações no site e no blog dos atletas. Está ainda disponível um vídeo de um treino de preparação, realizado na pista de Montemor.

Saída para a água - treino em Poznan, 26 Agosto Portugese Lightweight Mens Double

 

Dia 28 de Agosto

O LM2x português não conseguiu repetir a performance da prova anterior.
Após um mau início de prova, tornou-se difícil recuperar posições na prova, um pouco por culpa das condições climatéricas que (como se pode ver pelos tempos conseguidos pelas equipas).

Ainda se esperava uma forte recuperação no final, mas ao ver não seria possível alcançar o apuramento para a final A, a equipa portuguesa abrandou o ritmo.

O nossos atletas ficaram assim arredados da Final A, e têm a sua última participação na final B, marcada para o dia 29, as 14:42.

Dia 29 de Agosto

Os nossos atletas remaram hoje na final B tendo ficado em 4º lugar com um tempo de 6:24.16.

Com este resultado, Pedro Fraga e Nuno Mendes terminam o campeonato na décima posição.
 

Notícias da prova nos média

 
Aqui ficam ligações para algumas notícias sobre a participação dos nossos atletas na prova:

Partida para Campeonato do Mundo – Seniores in site da FPR, 20 Agosto de 2009

Remo: Portugal discreto nos Mundiais in Record, 25 Agosto de 2009

Mundiais: Nuno Mendes/Pedro Fraga apuram-se para meias-finais in O Jogo, 26 Agosto de 2009

Poznan: Fraga e Mendes vencem repescagem in laststroke, 26 Agosto de 2009

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


*