Balanço da Época 2008/09

Posted on 14:42 06/10/2009 by admin in Geral

logo-sport-remo-small
Terminou, com o Campeonato Nacional de Sprint, mais uma época de remo. É, pois, altura de fazer um balanço dos resultados desportivos obtidos e das principais iniciativas e alterações organizativas.

ANY_CHARACTER_HERE
ANY_CHARACTER_HERE
ANY_CHARACTER_HERE


Resultados Internacionais e Nacionais Juniores e Seniores

O Sport obteve a sua melhor classificação de sempre a nível nacional em termos globais e a nível internacional continuamos a ter nas nossas fileiras os dois melhores atletas nacionais, Pedro Fraga e Nuno Mendes, com os melhores resultados da selecção nacional.

Os resultados falam por si.
A nível internacional, 10º Lugar no 2XPL no Campeonato do Mundo; 5º Lugar no 2XPL no Campeonato da Europa; 8º Lugar no 2XPL nas 2 taças do Mundo (Baniolles e Lucerna);

Foi excelente, mas ficamos sempre com a sensação que poderiam ter ido mais além e estamos com a expectativa que o conseguirão.

Tivemos 8 atletas na selecção nacional, sendo para alguns as suas primeiras participações internacionais, o que serviu sobretudo para ganhar experiência para o futuro. Alguns dos nossos atletas participaram no Campeonato do Mundo de Masters (Veteranos) realizado na Áustria, um convívio de remadores extremamente competitivo.

DSC_1011A nível nacional, 24 Títulos nacionais, dos quais 10 no principal Campeonato Nacional, o de Verão de Juniores e Seniores; Vencedores da Taça de Portugal em Femininos; 2º Lugar do ranking nacional de clubes;

Contribuíram para estes resultados sobretudo os atletas que, pelo seu esforço e dedicação, conseguiram resultados verdadeiramente excepcionais e os treinadores que, com disciplina e método, conseguiram uma estratégia que potenciou resultados. Queremos agradecer aqui aos nossos 2 atletas Pedro e Nuno que, para além de excelentes atletas, os melhores no actual panorama nacional, também são excelentes treinadores, contribuindo de forma decisiva com sua experiência internacional para os resultados dos juniores masculinos e dos seniores femininos, respectivamente.

Classes de formação – Infantis, iniciados e Juvenis e escolas de remo

Houve um grande incremento nas classes jovens. Uma prova disso é que tivemos 29 atletas no campeonato de Verão, distribuídos pelos infantis, iniciados e juvenis, 8 dos quais fizeram o seu primeiro campeonato. 17 dos 29 atletas estão na sua primeira época no remo. Apesar da sua falta de experiência, não faltou empenho e garra para alcançar a melhor classificação.
Os pais dos atletas mais jovens têm sido uma ajuda preciosa na organização logística dos campeonatos e estágios. Pretendemos continuar a incentivar a sua participação porque queremos que o Sport seja um clube da família.
Temos a noção que é nestes escalões que temos que investir e, nesse sentido, estão previstas mais iniciativas para desenvolver estes escalões.
Por outro lado, também continuamos com as escolas de remo que têm atraído jovens e menos jovens para remo de lazer ou para classes de veteranos.

Eventos e iniciativas da Secção

DSC01944Foram realizados, durante este ano, alguns eventos que possibilitaram a confraternização entre atletas, pais e treinadores, mas também a divulgação do remo. São disso exemplo, o almoço convívio em Espadanedo e o estágio das classes de formação em Cacia. Para além destes, estivemos também “presentes” no Red Bull Air Race, aproveitando o evento para nos divertirmos a trabalhar e obviamente recolher alguns fundos para a secção.

Equipamento

Este ano adquirimos um barco 2X Fillipi com aranhas de carbono para competição; um 4+ de madeira para classes de veteranos e iniciação; uma lancha com motor de 9,9 Cv para acompanhamento dos atletas na água; 2 Ergómetros para treino.

O primeiro foi adquirido com apoio da sede do clube e os restantes com verbas conseguidas exclusivamente pela secção. Contudo, continuam a existir necessidades prementes que dificultam a melhoria da nossa performance como clube, nomeadamente a remodelação das instalações do edifício antigo do Sport e a falta de barcos e ergómetros para treino. Isto, atendendo ao crescimento de atletas que se verificou no corrente ano desportivo.

Divulgação e organização interna

A renovação da nossa presença na internet com a construção de uma nova imagem através do site foi importante para a divulgação da imagem da secção e dos resultados desportivos. Salienta-se que o site, desde a sua remodelação há apenas alguns meses, já atingiu os 12 mil acessos.
Estivemos também empenhados na organização interna e estabilização financeira da secção, aspectos menos visíveis mas fundamentais, tais como as quotas, contas e organização dos ficheiros de atletas.

A direcção da secção

2 Comments

  1. Força Sport…..

Pingbacks

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


*