5ª Regata Internacional Ponte da Amizade

No dia 30 realizou-se mais uma Regata Internacional Ponte da Amizade, que conta já com 5 edições.

Delegação composta por 20 atletas, o Sport participou na Regata Ponte da Amizade, uma regata que tem aumentado a sua qualidade e o número de clubes e atletas. Este ano reforçado por um contingente espanhol substancial, que deram um colorido e uma competitividade especial este ano.

Nos escalões infantis, os nossos skifistas, Filipe Vieira e Diogo Freitas não conseguiram passar à final, enquanto os dois doubles, Evandro/Ferreirinha e Rodrigo/Diogo apuraram-se tendo conseguido um 6º e 7º lugar respectivamente. De destacar que esta prova teve a particularidade dos 3 primeiros lugares terem sido ocupados por espanhóis.

Nos iniciados, o Luís Simões em skiff não conseguiu apurar-se para as finais, enquanto a Inês teve uma eliminatória fácil e depois face às más condições do rio quedou-se pela 5ª posição. No quadri iniciado, o Sérgio, o Rodolfo, o Philipe e o Guilherme fizeram uma boa prova, comandando a primeira metade da prova, tendo sido surpreendidos pela ponta final fortíssima do Caminhense e do Vigo. Mesmo assim boas indicações para um quadri que se formou na última semana.

Nos juvenis, o João em skiff não se apurou para a final, e o double scull do Bruno e do Fernando depois de passarem a eliminatória sem problemas classificaram-se em 2º lugar suplantada apenas pela dupla do Náutico de Viana. O quadri do Diogo, João Gonçalo, Topete e Gustavo tiveram uma eliminatória difícil, conseguindo superiorizar-se ao Fluvial nos últimos metros e conseguindo uma vaga na final. A final, marcada já por vento irregular com o rio a apresentar algumas ondas foi espectacular com 6 equipas a lutarem pelo 3 primeiros lugares. A nossa equipa ficou em 4º mas foi desqualificada por ter cortado por fora da bóia de chegada. Ao cair da festa, a prova mais esperada: o shell de 8. Depois das eliminatórias para apurarem os 7 finalistas, o Sport encontrava-se na pista 1, estando os principais rivais nas pistas centrais. Depois de uma largada com algumas dificuldades devido ao vento e às ondas, a equipa encontrou o ritmo certo e a partir de metade da prova foi recuperando terreno. Nos últimos 250 metros 4 equipas encontravam-se muito juntas: ARCO, Vigo, Sport e Académica. Com um sprint poderoso a ARCO arrecadou a medalha de ouro, no photofinish o Vigo levou a prata e o Sport o bronze. Foi um final emocionante!

Destacamos a presença de muito público e de uma massa associativa do Sport muito numerosa que conviveram e apoiaram incansavelmente os nossos atletas.

Todos os resultados podem ser consultados aqui.

Na galeria já estão disponíveis as fotografias.