Campeonato Nacional de Verão 2010 Jun e Sen

Neste fim de semana com 2 dias soalheiros mas com algum vento, que de alguma forma prejudicou as equipas em prova pela ondulação que se fazia sentir, realizou-se o Campeonato Nacional de Verão de Jun e Sen.

O campeonato disputou-se em 2 jornadas, uma no Sábado em que os Seniores remavam em barcos curtos e os Juniores em barcos longos e outra no Domingo, em que se verificou o contrário. O Sport foi mais uma vez a equipa que venceu mais títulos nacionais, 7 no total.

Os destaques vão para as provas de 8+.
O 8+Júnior Masculino que foi brilhantemente vencido pelo Sport após uma luta intensa até ao final com a equipa do Ginásio a qual acabamos por vencer por um barco.
O 8+ Peso Ligeiro Masculino que vencemos com muita luta por parte da tripulação do Fluvial a qual vencemos também por um barco.

Os títulos conseguidos pela nossa dupla Pedro Fraga e Nuno Mendes no 2XSM e pela Sara Silva no 1XSF já eram esperados. Na prova de 4+JM foi mantido o título conseguido no inverno agora com uma nova tripulação, tal como no 2+JM. Por último vencemos o 4XPLM, uma vitória segura sobre as restantes tripulações.

No skiff fizemos três 2ºs lugares, 2 em peso ligeiro masculino e feminino com o Luís Rodrigues e a Sónia Teixeira em bom plano e no skiff pesado com o João Costa, que é remador peso ligeiro, a ser batido na parte final da prova pelo remador peso pesado da AAC. Nas restantes provas, mais uma vez o 4XJM quedou-se pelo 2º Lugar perdendo a prova agora para a AAC ficando o Ginásio em 3º lugar. No 4XSF ficamos também no 2ºlugar barco em que perdemos o título nacional conseguido no inverno.

Lamentavelmente a par da felicidade da vitória e da alegria de competir também se passam acontecimentos menos bons que primam sobretudo pela falta de competência de alguns árbitros que continuam, há muitos anos, a exercer um cargo que deve ser exercido com coerência, bom senso, clareza de espírito e capacidade de decisão.
Em suma, tivemos de tudo em termos de decisões, o nosso 4-PLM foi desclassificado após 3 largadas e quando ia em 1º lugar, por as pás terem tocado nas do Fluvial quando no 4+JM a prova foi repetida após 3 tripulações terem batido sem qualquer desclassificação. Mas em várias provas existiram desclassificações, peripécias, protestos de clubes e decisões duvidosas.

Títulos nacionais:

8+ JM com Leonardo Vale, João Costa, Octávio Barbosa, José Dória, Eduardo Naldinho, Ricardo Santos, Miguel Carvalho, Tiago Barbosa e Tim Paulo Goulão
8+PLM com Nuno Mendes, Pedro Fraga, João Costa, Umberto Demagistris, Manuel Ferreira, Luís Rodrigues, Rui Sousa e Francisco Bernardes
2XSM com Pedro Fraga e Nuno Mendes
1XSF com Sara Silva
4+JM com Eduardo Naldinho, Carlos Lopes, Miguel Carvalho, Tiago Barbosa e Tim Paulo Goulão
2+JM com João Costa e Miguel Carvalho e Tim Ricardo Sousa
4XPLM com Manuel Ferreira, Luís Rodrigues, Rui Sousa e Francisco Bernardes

2º Lugar

1XSM com João Costa
1XPLF com Sónia Teixeira
1XPLM com Luís Rodrigues
4XJM com Leonardo Vale, João Costa, Octávio Barbosa e José Dória
1XJF com Maria Silva
4XSF com Carolina Oliveira, Joana Correia, Sara Silva e Sónia Teixeira

3º Lugar

2XSF com Ana Leite e Joana Correia
2-SF com Carolina Oliveira e Teresa Cardoso
2-PLM com Rui Sousa e Manuel Ferreira
4XSM com Jorge Dinis, Nuno Prata, João Tavares e Hugo Resende

4º Lugar

1XJM com José Dória
2XJM com Leonardo Vale e Octávio Barbosa

5º Lugar

2XPLM – Umberto Demagistris e Mário Diogo
4-JM com Tomás Marques, Pedro Barberi, Ricardo Sousa e Ricardo Santos
8+SM com Jorge Dinis, Nuno Prata, Mário Carvalho, Hugo Resende, Jaime Ventura, Manuel Martins, Ricardo Oliveira, João Pinheiro e Tim Paulo Goulão
4+SM com Jaime Ventura, Manuel Martins, Pedro Ferreira, João Pinheiro e Tim Paulo Goulão

6º Lugar

2+ SM com Hugo Resende, Ricardo Oliveira e Paulo Goulão
1XJM com Ricardo Sousa

7º Lugar

2-SM com João Pinheiro e Manuel Martins

10º Lugar

1XJM com Rui Diogo

Desclassificado

4-PLM com Nuno Mendes, Pedro Fraga, João Costa e Umberto Demagistris